''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

domingo, 25 de outubro de 2009

Museu do Futebol





















Já faz um tempo que o visitei e estou para escrever sobre ele, e agora rememorando aqueles momentos, me senti como se estivesse um "Museu de História". Talvez muitas pessoas ainda não o visitaram porque imaginam que lá só irão ver fotos de jogadores ou vídeos de jogos, claro isso existe, mas tem muito mais. Você é surpreendido logo na entrada com as coleções de jogos de botões, (quem nunca os jogou?..) aqueles antigos em que ainda apareciam os rostos dos jogadores (isso já não é mais possível pois há uma imensa rotatividade nos times..), camisas de todos os times nacionais (digo todos mesmo! até do time de Guarulhos que deve estar na quarta divisão...). No primeiro andar existem as ja esperadas fotos e vídeos de jogos. Curiosidades como o gol mais rápido do mundo feito em segundos, uma sala onde existe uma simulação de estádio com toda a vibração das torcidas, e após ela adentramos num espaço onde residem fotos antigas, onde podemos ver uma outra história, aquela narrada por hábitos, costumes, atitudes, vestimentas e gestos de um povo, ano a ano, década a década, ... e finalmente no último andar uma verdadeira aula de História, está cronologicamente separada por anos em que foram realizadas as copas do mundo. E o que me surpreendeu... não somente de futebol, conta "nossa história", com fotos e vídeos que nos vislumbra a História do Brasil, me surpreendi ao ver o slogan "Ame ou deixe-o", me emocionei ao ver fotos e vídeos de um de meus hérois brasileiros "Airton Senna", e também de meu jogador preferido "São Marcos". Muitas pessoas comentam que não se interessaram em ir porque pensavam ser somente mais um museu onde iriam ver assuntos relacionados ao futebol. Ao que digo que estão enganadas, e sim!! Vale a pena a visita.






Repetimos a lenda e o delírio que o futebol desencadeia em cada relato que fazemos de uma partida, tenha ela ocorrido hoje ou há 50 anos. Pouco importa se o jogo foi visto pela TV, ouvido pelo rádio ou lido em uma notícia de jornal. Na cabeça de quem o imagina, ele reaparece límpido como uma verdade absoluta, repassada de geração em geração.

É a força expressiva da tradição oral, da palavra, que serviu perante a história para perpetuar a existência dos contos e dos povos, muito antes da invenção da imprensa ou da imagem eletrônica. O jogo nos faz viver em renovado feitio. algo que impregna nossa vida afetiva.


O Museu do Futebol tem um ano de existência e nesse tempo teve quase 400 mil visitantes. Com mais de 1.500 imagens e seis horas de vídeos expostos, comemora essa herança comum, passada pela tradição oral, num país tal falto e escasso da valorização dessa memória.


No museu estão expostas as imagens que percorreram o imaginário da nação desde 1896, quando o filho de ingleses Charles Miller aqui aportou trazendo na mala uma bola e um manual de regras.





O que surpreende o visitante não é a tecnologia de ponta ou as atividades interativas, mas o romper com um olhar vetusto e esperado de um museu. O espaço pensado para deixar solto o desejo libertário em cada visitante, estimulando uma inventiva própria.






Cada visitante do Museu do Futebol é encarado como artista em potencial. Em certo sentido, o visitante é o próprio conteúdo do museu: ele se nutre do museu e o nutre. Assim, amplia as próprias fronteiras do conhecimento permitindo a fruição do espaço visitado num gozo intelectual, próprio e sensível.






Espero que gostem da indicação. Programão pra esse domingo! Beijos a todos!

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela visita e por suas palavras tão carinhosas. Escrevo com amor, pois amo o Brasil e seu povo e toda noss cultura, mesmo diante de tantas dificuldades.
    Volte outras vezes, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

    ResponderExcluir