''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

sábado, 7 de novembro de 2009

Diário de Bordo 2 Buenos Aires


Hoje foi "tudo de bom", Darío meu guia, é um ótimo historiador, hoje aprendi muito sobre a história Argentina.

O metrô aqui chama-se Subte, é separado por letras A,B,C,D,E e por cores.
Buenos Aires tem muitos casarões
antigos que antes eram enormes mansões de pessoas ricas e influentes de todas as partes do mundo. Durante a Grande Depressão de 29, quase todos tiveram que vender seus imóveis. A própria embaixada brasileira era uma dessas mansões.

Os jovens encontraram um jeito bem criativo de ganhar dinheiro, passear com cachorros... rs Isso daria certo aí no Brasil...

Essa flor é demais!!! Feita de 2 toneladas de metal... durante o dia ela se abre ficando com um diametro (que agora eu esqueci,,,rs) e a noite ela se fecha...

Ah.. a Plaza Inglesa, é uma réplica do Big Ben que a Inglaterra presenteou a Argentina no aniversário de seu centenário, tem um lindo jardim em volta, mas seu nome está para ser mudado, após a Guerra das Malvinas a praça será em homenagem aos mortos nessa guerra.

Esse Monumento de La Mala Suerte... a história de sua construção é hilária, primeiro o mármore carrara ficou preso no porto de Florianópolis, demorou anos pra chegar até Buenos Aires, depois o primeiro escultor que começou a obra morreu, o segundo que tentou dar continuidade a obra morreu também, o navio que trazia as estátuas de bronze afundou, mas conseguiram recuperar 4 das 7 originais, quando a obra estava "pronta" o braço da estátua caiu com um vendaval, os moradores evitam de passar pelo monumento pois acreditan na "mala suerte" dele, levou 27 anos para ser concretizado.

Este monumento a Evita foi construído enquanto ela ainda vivia, está retratada magra por causa do cancêr e dando um passo à frente, pra mostrar que sempre foi uma mulher corajosa e à frente de seu tempo.



La Plaza de Mayo y
La Casa Rosada, dois lugares históricos de B.A, o primeiro é onde ocorrem as manifestações na cidade, não durante o dia como em Sampa (Paulista), mas sempre à noite, com direito a panelaço e tudo, a propósito hoje é a noite da Passeata Gay em B.A., a Plaza de Maio é onde se reunem também as mães que perderam seus filhos durante e após a ditadura militar, segundo Darío elas foram indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.

A Casa Rosada, sede do governo argentino, existem duas histórias sobre a "cor rosada" uma é que existiam dois partidos rivais, um era branco e outro vermelho, e com a fusão dos dois aparece a cor rosada. Outra história é
que as casas precisavam ser impermeadas, então pegava-se o sangue do boi, a gordura e cal, a mistura deles (rosa) eram pintadas todas as casas e muros da cidade.
Fui é claro no Bairro de La Boca, onde está o Estádio de La Bombonera sede do Boca Juniors, (leva esse nome por ser parecido com um bombom), lá fui cumprir a "missão" de tirar uma foto com o "manto sagrado", e claro ao lado da estátua de Diego Maradona, e em Caminito rua tracidional do bairro.

A noite como não poderia deixar de ser, fui
ao "show de tango", na primeira foto é somente da aula... na segunda é após a aula e duas taças de vinho....rs
O show é espetacular, Darío nos
contou a história do tango, que iniciou com a união de vários imigrantes, cada um com seus instrumento em particular, sanfona, viola, piano, etc...
Aquelas mulheres não dançam, voam, até parece uma da
nça ninja...rs Ah.. continuando a história do tango... no inicio quem dançava era somente as prostitutas, a alta sociedade de B.A, não aceitava, depois a dança foi para Paris, virou moda e também na alta sociedade daqui.
Atrás do homem de preto sou eu... tentando dançar..rs(ele é o professor Hugo), ganhei até diploma!
Uma parte interessante que Dario me contou e que desconhecia, a ausência de negros em B.A. primeiro muitos morreram com a febre amarela trazida pelos soldados depois da Guerra do Paraguai, os que sobreviveram foram obrigados a lutar numa guerra que os argentinos promoviam contra os índios para tomar a Patagônia, eles iam na frente sem armas então eram mortos pelos indígenas e se voltassem pelos soldados.. pronto, feito o extermínio dos negros.
Hasta mañana em que irei andar de barco pelo Rio de la Plata... Besos

Nenhum comentário:

Postar um comentário