''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

domingo, 23 de agosto de 2009

Você participa da vida escolar de seu filho?




Já é comprovado que a participação dos pais na vida escolar dos filhos se não decisivo é fundamental para um bom rendimento.
"Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida adulta." (Naércio Menezes. Coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa. Insper).Como participar da vida escolar de seu filho?

Algumas medidas tomadas em conjunto surtem efeito uma vez adotadas com persistência.
1. Incentivar o filho a fazer a lição de casa e ir à escola todos os dias.
2. Providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar.
3. Ter livros e
m casa.
4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa.*
5. Preservar um tempo livre. Não adianta lotar a agenda de atividades fora da escola. Ele também precisa de tempo para brincar, o cansaço compromete o rendimento.
6. Comparecer
à reunião de pais.
7. Conversar sobre seu dia na escola.
8. Monitorar o boletim.

9. Procurar o colégio em caso de dúvidas.
10. Não faze
r pressão na hora do vestibular.

*Um ponto deve ser esclarecido. Não cabe ao pai agir como professor em casa, confusão comum, e sem nenhum reflexo positivo.
Prestem ajuda quando solicitados porém jamais deem a resposta, estimule a pesquisa. Demonstre, desde cedo, e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação. Se possível monte uma biblioteca em casa e mantenha o hábito de conversar com os filhos sobre o que se passa na escola.

Os pais brasileiros são os menos participativos na rotina escolar, parte desse desinteresse se deve à baixa escolaridade de uma enorme parcela dos pais, que não permaneceu na escola tempo suficiente para aprender a ler, tampouco para consolidar o hábito do estudo de modo a passá-lo adiante.
Isso também ocorre nas classes mais abastadas, uma ds razões remete ao fato de a educação no Brasil ainda não ser vista como artigo prioritário. A educação aparece em 5o. lugar entre as maiores preocupações dos brasileiros. Vem atrás de estabilidade no emprego, equilibrio entre o trabalho e lazer, pagamento de dívidas e a economia do país.
Outra visão que predomina é a de que a escola deve se encarregar sozinha do processo educativo (terceirizar responsabilidades).
Nos anos 60 com o advento dos movimentos estudantis e da Contracultura, inicia-se no Brasil forte processo de contestação à noção de hierarquia, na relação entre pais e filhos, o conceito de liberdade passou a ser confundido com permisividade.
Segundo a educadora Tânia Zagury, autora do livro "Escola sem Conflito: Parceria com os Pais". "A inabilidade da família em estabelecer limites em casa faz com que deleguem à escola tarefas que deveriam ser delas também."

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que os efeitos da presen
ça dos pais na vida escolar, ainda que mínima fazem notar por toda a vida adulta.
Eu como educadora sinto falta dessa participação dos pais na vida escolar do filho, só comparecem quando convocados ou quando estão para perder algum benefício governamental. Muitas vezes essa ausência deve-se muito ao fato de que os mesmos estão muito preocupados com o ter e menos com o ser. É o mundo da globalização. E você participa da vida escolar de seu filho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário