''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Conselho de "Ética"???




O que mais posso dizer... QUE VERGONHA!!! Me veio à mente aquele refrão tão cantado em estádios... “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” Orgulho?? De que??? Bizarro isso, estou torcendo para que meus alunos não leiam uma só linha sobre política. Eu que sempre incentivei que eles se atualizassem à respeito, rogo para que fiquem na ignorância.

Como posso ensinar ética se os exemplos que temos nos mostram totalmente o contrário.

Os mandos e desmandos de nossos senadores e governantes, estão ultrapassando todos os limites.

Como mostra o exemplo de meu post do dia 08 de Julho, onde o sequestrador diz que deseja ser julgado pela “Comissão de Ética (impunidade) do Senado”.

Nosso Congresso Nacional parece mais um cortiço. Vossa Excelência??... Garanto que eram outros pronomes (adjetivos) que lhes vem ao pensamento...


Assisti essa semana aos repórteres quando foram entrevistar Collor sobre a cobrança de Pedro Simon. À porta do carro, o senador disse: “Manda ele à...”. Meteu-se no automóvel antes de completar a frase.


Utilizo um texto que gosto muito, na primeira aula de cada ano (quando pego uma turma nova) que fala sobre ética... Eu o nomeei de “Corrente do Bem

A diferença entre os países pobres e ricos não é a idade do país.
Isto pode ser demonstrado isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito , que tem mais de 2000 anos e são pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que a 150 anos eram inexpressivos, hoje são países ricos e desenvolvidos.
A diferença entre os países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis. O Japão possuí um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, exportando produtos manufaturados.
Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas 4 meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno, que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o ue o transformou na caixa forte do mundo.
Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa. A raça ou a cor da pele não são importantes, imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus e asíaticos ricos.
Qual é então a diferença?
A diferença é a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e cultura.
Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes principios de vida:
1- A ética como princípio básico.
2- A integridade.
3- A responsabilidade.
4- O respeito às leis de regulamento.
5- O respeito pelo direito dos demais cidadãos.
6- O amor ao trabalho.
7- O esforço pela poupança e pelo investimento.
8- O desejo de superação.
9- A pontualidade.
Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.
Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.
Somos pobres porque nos falta atitude.
Nos falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento da sociedades ricas e desenvolvidas.

Quando acordaremos para a "nossa" realidade? Eu me pergunto porque pessoas honestas votam (novamente) em Collors, Sarneys, e toda corja que já conhecemos bem a índole. Collor perdeu seu mandato como presidente, isso é de conhecimento de qualquer "ignorante". É a mesma coisa que contratar novamente um ex-funcionário que foi demitido por ter sido pego em flagrante roubando a empresa. Não adianta nos eximirmos da culpa, somos tão culpados quanto, e até mesmo "coniventes".
Eles são as raposas e nós as galinhas...







2 comentários:

  1. Oi, Tania

    vendo essas noticias diariamente, sinto uma vergonha imensa em ser brasileira.
    É tanta falta de carater, tanta hipocrisia, mentira, e muitas outras palavras que meu extenso vocabulário "chulo" para esse tipo de situação tem a dizer que ..... melhor até parar por aqui...
    e ainda por cima, tem mais essa: nosso salário depende da prova... e esses políticos quando serão avaliados? quando eles quiserem aumento vamos dar uma "provinha" tb. Se eles tiverem assiduidade, terao bonus... e etc e tal...
    estou tao revoltada com tudo isso que vou acabar falando ate demais...
    entao, vou parando por aki e dizendo que seu blog ta muito legal, viu?!
    bjinho
    Lis

    ResponderExcluir
  2. Música de Gabriel O Pensador, vem ao encontro deste post.

    "- Vossa Excelência, agora explique, mas não complique!
    - Vossa Excelência, eu já expliquei! Eu não vi essa lista.
    Eu afirmo com a mais absoluta certeza e sinceridade
    Que eu nunca vi essa lista!
    Não sei dessa lista, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!
    Quem disser que eu vi essa lista é um mentiroso,
    E vai ter que provar! E se provar, vai se ver comigo!"

    Pega ladrão! No Governo!
    Pega ladrão! No Congresso!
    Pega ladrão! No Senado!
    Pega lá na Câmara dos Deputados!
    Pega ladrão! No Palanque!
    Pega ladrão! No Tribunal!
    É por causa desses caras
    Que tem gente com fome
    Que tem gente matando
    Etc e tal...

    Pega, pega!
    Pega,pega ladrão!
    A miséria só existe porque tem corrupção!
    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    Tira do Poder, Bota na prisão!

    E você que é um simples mortal
    Levando uma vidinha legal
    Alguém já te pediu 1 real?
    Alguém já te assaltou no sinal?
    Você acha que as coisas vão mal?
    Ou você tá satisfeito?
    Você acha que isso é tudo normal?
    Você acha que o país não tem jeito?
    Aqui não tem terremoto
    Aqui não tem vulcão
    Aqui tem tempo bom
    Aqui tem muito chão
    Aqui tem gente boa
    Aqui tem gente honesta
    Mas no poder é que tem gente que não presta

    "Eu fui eleito e represento o povo brasileiro.
    Confie em mim que eu tomo conta do dinheiro."

    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    A miséria só existe porque tem corrupção!
    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    Tira do Poder, Bota na prisão!

    Tira esse malandro do poder executivo!
    Tira esse malandro do poder judiciário!
    Tira esse malandro do poder legislativo!
    Tira do poder que eu já cansei de ser otário!
    Tira esse malandro do poder municipal!
    Tira esse malandro do governo estadual!
    Tira esse malandro do governo federal!
    Tira a grana deles e aumenta o meu salário!

    "- Tá vendo essa mansão sensacional?
    Comprei com o dinheiro desviado do hospital.
    - Ah! E o meu cofre cheio de dólar?
    É o dinheiro que seria pra fazer mais uma escola.
    - Precisa ver minha fazenda! Comprei só com o dinheiro da merenda!
    - E o meu filhão? Um milhão só de mesada!
    E tudo com o dinheiro das crianças abandonadas.
    - E a minha esposa não me leva à falência
    Porque eu tapo esse buraco com o rombo da Previdência.
    - Vossa excelência, cê não viu meu avião?
    Comprei com uma verba que era pra construir prisão!
    - E a superlotação?
    - Problema do povão! Não temos imunidade? Pra nós não pega não."

    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    A miséria só existe porque tem corrupção!
    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    Tira do Poder, Bota na prisão!

    A miséria só existe porque tem corrupção
    Desemprego só aumenta porque tem corrupção
    Violência só explode porque tem tanta miséria e desemprego
    Porque tem tanta corrupção!

    "Todos que me conhecem sabem muito bem que eu não admito
    O enriquecimento do pobre e o empobrecimento do rico."

    E você, que nasceu nesse país
    E que sonha e que sua pra ser feliz
    Você presta atenção no que o candidato diz?
    Ou cê vota em qualquer um, seu babaca?
    E depois da eleição você cobra resultado?
    Ou fica ai parado de braço cruzado?
    Cê lembra em quem votou pra deputado?
    E quem você botou lá no Senado?

    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    A miséria só existe porque tem corrupção!
    Pega, pega!
    Pega, pega ladrão!
    Tira do Poder, Bota na prisão!

    "- Como vocês suspeitavam, eu realmente vi essa lista.
    Eu vi, mas não li. E digo mais, eu engoli.
    Pra que ninguém lesse também. E foi com a melhor das intenções.
    Burlei a Lei, mas com toda honestidade!
    - Vossa Excelência engoliu a lista?
    - Bem, eu a coloquei para dentro do meu organismo,
    Num lugar seguro e escuro. De modo que pra todos os efeitos,
    Sendo assim desta maneira, eu me reservo ao direito
    De não dizer nada mais. Tá tudo publicado nos anais.
    - Mas ontem o senhor falou que não viu a lista.
    Hoje o senhor fala que viu a lista. E amanhã o senhor...
    - Ah! Amanhã ninguém lembra mais!
    E o caso da lista vai entrar prá lista dos casos,
    Os casos que ficaram pra trás..."

    ResponderExcluir