''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

sábado, 5 de setembro de 2009

Eu te amo meu Brasil!




Falta de Civismo

Segunda feira dia 7 faremos 187 anos de independência, mas infelizmente o civismo morreu em seu lugar mais importante, "na escola", cantar o hino, hastear a bandeira ficou na memória dos que estudaram a 20, 30 anos atrás.
Hoje fizemos a comemoração cívica na escola, que coisa deprimente!!!. Alunos mal educados, sem postura alguma, pedi a muitos que retirassem o boné durante a execução do hino, na maioria das vezes ouvi "Eu não posso professora, não penteei o cabelo".. Não sei o que é pior falta de civismo ou utilizando do eufemismo "falta de higiene"!!
Nosso hino me emociona, me arrepia quando escuto os primeiros acordes,
Na minha estreia pra ver um jogo no Morumbi, fiquei estarrecida ao ver que tocava o hino nacional no alto falante e nem jogadores existiam no campo! Minha amiga disse que como era um jogo televisionado somente par a TV a Cabo... tocavam "só pra cumprir tabela". Não é à toa que em jogos internacionais nossos jogadores somente mexem os lábios ou mascam chicletes.
Quando estudava no ginasial (hj fundamental II) sentia tanto orgulho de desfilar com a camisa de minha escola no dia 7 de setembro. Que o Hino volte a ser obrigarório nas escolas, que plantem no coraçãozinho de nossas crianças o amor ao país. O "Brasil" nada tem a ver com essa corja de corruptos que está no poder. Amo meu país e fico triste de ver o que estão fazendo com ele.

Observa-se que patriotismo parece estar fora da moda, embora não seja assunto de modismo, em vista da sua grandeza, pois conhecer sua pátria, sua história, talvez seja o começo para diminuir o grande abismo que há entre o cidadão brasileiro e o exercício da sua cidadania. Não há pátria, sem patriotas, assim, há de se concluir que quem vive em sua terra natal e não é patriota é apátrida. Tiradentes, numa reunião dos inconfidentes, declarou: “O papel mais arriscado, quero-o para mim. Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra (EUA). Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”. Napoleão Bonaparte declarou que: “O amor a pátria é a primeira religião do homem civilizado”. John F. Kennedy conclamou: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer por seu país”. O Civismo é um sentimento que deve ser semeado a todo instante e que deve permear todos os nossos atos públicos. Devemos reaprender a cultivar o amor e o respeito aos Símbolos Nacionais. “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social...”. Definição do Prof. Dalmo de Abreu Dallari.
Por falta de cidadania, o cidadão não cobra seus direitos porque sequer os conhece e não cumpre seus deveres em contrapartida pelo mesmo motivo, sabe no máximo que algumas coisas e algumas atitudes são erradas, mas justifica e se conforma com os erros, tanto dos dirigentes, quanto dos representantes do povo.

Os estadunidenses tem orgulho de seus símbolos nacionais, penduram com honra a bandeira em frente as suas casas, 4 de julho não é somente mais um feriado. Mas é a independência dos Estados Unidos aqui é somente mais uma oportunidade de um final de semana prolongado . No Brasil vemos diariamente bandeiras de times como Corintians, Palmeiras, etc... mas nenhuma da Nação.





vinheta institucional do governo Geisel nos anos 70




Quem cresceu na época da Ditadura como eu, sabia de cor esses hinos. Quando o futebol era o Orgulho Nacional (mesmo sendo usado como instrumento de alienação)




3 comentários:

  1. Pois é, Tania, vejo que nao fui a unica a me sentir constrangida com a postura de alguns alunos na hora do hino.
    Isso porque nas aulas de musica, cantamos, estudamos, ensaiamos... pra na hora de cantar... mascar chiclete, cutucar o colega...
    Lembro tb que qdo eu estudava tinha que desfilar, tinha até a turma da bandinha e tudo mais... era o maior orgulho vir com a fita verde amarela presa na camiseta da escola.
    Aproveito o tema e te pergunto: vc sabia que o Hino Nacional tem uma letra na introdução, na parte tocada?
    Abçs
    Lis

    ResponderExcluir
  2. Introdução do Hino Nacional Brasileiro

    Espera o Brasil
    Que todos cumprais
    Com o vosso dever
    Eia, avante, brasileiros,
    Sempre avante!
    Gravai com buril
    Nos pátrios anais
    Do vosso poder
    Eia, avante, brasileiros,
    Sempre avante!
    Servi o Brasil
    Sem esmorecer
    Com ânimo audaz
    Cumpri o dever
    Na guerra e na paz
    À sombra da lei
    À brisa gentil
    O lábaro erguei
    Do belo Brasil
    Eia, sus
    Oh! Sus!


    Ouviram do Ipiranga...


    abçs
    Lis

    ps: pode colocar meu blog aqui sim, viu! valeu!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desta frase:
    " A criança que não sabe arrumar seu quarto, nao saberá consertar o mundo".
    Eu pergunto:
    "Que cidadãos estamos formando? Um cidadão que não respeita seu país, poderá fazer o nosso tão sonhado mundo melhor? "
    *Estou adorando seus posts
    Cris

    ResponderExcluir