''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A sensatez de Herbert Vianna


Cirurgia de lipoaspiração.
por Herbert Vianna

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos "lipo-as e muito mais piração?"

Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.

Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer, não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu tambem quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...

Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bilímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, e não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor, seja ele quem for."
Herbert Vianna
Cantor e compositor
*Este texto chegou às minhas mãos através da minha querida amiga Mirian.



PS: Segundo comentário feito em 05/02/10 esse texto pertence a Rosana Hermman blogueira e jornalista.

10 comentários:

  1. Achei muito lindo esse texto,uma das poucas e verdadeiras verdades que algumas pessoas não conseguem enxergar.

    Não importa como é a pessoa que você ama,se ela é gorda ou magra demais,se ela cuida mais da beleza do que da saúde própria.Desde que você a veja como alguém único e especial para você,não importa mais nada.

    De:Ananda Carolime

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei desse texto, uma vez que retrata a inversão de valores pela qual as pessoas passam, atualmente. Mais vale morrer de inanição em virtude de uma ilusão distorcida do que é beleza do que fazer amigos andando na praia e de noite encontrar essa turma para comer pizza e jogar conversa fora!

    Aliás, queria entender qual a graça de viver de regime, atormentar-se a ponto de mudar os peitos, o traseiro, o nariz... ficar linda (o) de morrer e depois passar horas no consultório do psiquiatra querendo que ele descubra de onde vem o vazio da sua vida!

    Como diz o Herbert Viana, claro que todo mundo quer ficar legal e caber nas roupas... mas, alto lá! Vamos andar de bicicleta no parque, correr na praia, levar o cachorro pra passear... Vale lembrar que as pessoas felizes não são as mais bonitas, mas as que sabem ver o melhor de cada situação.

    Há que se trazer à tona que há valores muito mais importantes do que beleza, dinheiro ou fama. Se vc é rico, bonito e sofre um acidente e perde um membro, o seu dinheiro vai te comprar a melhor prótese artificial do mundo... mas continuará sendo ARTIFICIAL.

    Desta forma, povo e pova, acho que vale mais a pena nos apegarmos às pessoas que nos fazem bem, do que se tornar um objeto do desejo de consumo para ser exibido.

    Garçon, um cappuccino duplo com chantily, por favor!

    Andrea Bonatelli.

    ResponderExcluir
  3. Adorei miga-irmã, e concordo com você tanto que precisamos repetir nosso chocolate com chantilli "duplo" de segunda. Nada de privações por conta de uma estética utópica. Um super beijo. TAM!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga,achei sensacional da sua parte colocar esse post o qual gosto muito e mesmo perdendo uma parte da massa cerebral, Herbert Viana ainda fala mais coisa com coisa do que muito cerebro inteiro que existe por ai..
    Muito sensato e principalmente porque nos desperta para algo que somos horrorosamente massacrados e expostos todos os dias, o dia inteiro. Liga a TV, la estão: os esquálidos. Vemos uma revista de moda: puro osso. Ir a uma loja de departamentos? Se estiver um pouco acima "do padrão" nada te serve..é realmente horrível sentir o que fazem de nós..
    No fundo, vc sabe que eu ADORARIA fazer uma lipo e turbinar os peitos. Não critico as pessoas por isso. Mas perae hein!! Tive quatro gestações e a primeira eu era apenas uma menina. É obvio que gostaria de caber em todas as roupas, usar biquini de cortininha na praia, ficar sem sutiãn nos dias do alto verão. Mas amiga..vc ha de concordar comigo né..o sabduba do Estadão é tão bom, o do Mercadão então, humm..E as nossas tardes no cinema que eu nem vou mencionar aqui, mas vc sabe muito bem do que se trata, aahahaa..Comida japonesa é um vício, chinesa brilhante de tanto óleo, picanharia e várias caipirinahs de saquê com morango. E o Vila Velha hein?? Já entrou no hall dos favoritos? Aiii miga..preciso ir, esse assunto me deu uma fome hihihihihi..Beijooo TAMM forever

    ResponderExcluir
  5. alguém acorde por favor!!!!!!!!!!
    lindo este texto....
    Andréia

    ResponderExcluir
  6. O texto é lindo, sim. Mas não é de Herbert Vianna. A autora do texto é Rosana Hermann, blogueira "Querido Leitor no R7" e jornalista. Assim, seria interessante fazer a correção e atribuir o texto à verdadeira autora.

    ResponderExcluir
  7. Uma verdadeira pessoa sensata!. sem mais comentários!. Realmente esse texto é da Rosana Hermann.

    valew!!!!!1

    ResponderExcluir
  8. Magalhães - TOVAGA2 de abril de 2011 às 07:13

    VERDADE PURA E SIMPLES: “Se uma mulher tem brilho nos olhos, nenhum homem irá reparar se ela tem rugas em volta deles.” Dolores Del Río

    ResponderExcluir
  9. O texto explessa nada a mais, nada a menos, que a realidade,a população está muito preocupada comcoisas futeis e esquecendo das coisas que realmente importa!!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parabéns!
    Gostei do blog, vou seguir.
    Visite o meu, se achar interessante, siga.
    Até+

    ResponderExcluir