''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

domingo, 20 de março de 2011

Reprovar garante aprendizado?

     Este foi o título de um dos editoriais da Folha de SP desta semana, remoí a semana toda esse assunto e hoje resolvi "colocar pra fora" minha "amarga opinião".
     O texto foi escrito por Antonio Jacinto Matias vice-presidente da Fundação Itaú Social e membro do Conselho de governança do movimento Todos pela Educação... depois de tantos títulos eu uma mera professora tenho até medo de me pronunciar....rs mas vamos lá....
     (...)Chamado criticamente de "aprovação automática" e apontado como vilão de diferentes setores da sociedade brasileira, como ocorreu no recente período eleitoral, o sistema em si tem sido muitas vezes responsabilizado equivocadamente pelo baixo nível de aproveitamento dos alunos.(...)
     Este é o primeiro trecho que discordo.... como "equivocadamente"?... O senhor Antonio detrás de sua rica escrivaninha em seu escritório da Avenida Paulista está bem longe da realidade, ele deve somente ver os relatórios maquiados que chegam até ele... o convidaria juntamente com o secretário da educação sr. Herman para visitar a minha sala de aula onde tenho 3 alunas no 6o. ano que não são alfabetizadas... isso sem falar na minha classe de 4a. série em que o nível não atinge de uma segunda série de uns 10 anos atrás... 
     Onde está o "equivoco" senhor Antonio? Nos professores mal remunerados? Ou nas classes superlotadas? Ou no tempo que perco preenchendo papéis meramente burocráticos, tempo que para mim seria melhor aproveitado com meus alunos.
     Quando vocês que ficam atrás dessas mesas irão chegar à conclusão de que a educação é a essência do país? Que através dela se alcançará o tão esperado desenvolvimento...
     Se a educação continuar a ser tratada com esse descaso, não adianta ficar fazendo propaganda na mídia dizendo que o professor é essencial, provem isso, nos dê de volta a autoridade roubada, hoje o professor é um mero transmissor de conhecimento (isso se o aluno quiser receber) e no final do ano ele é promovido sim!!! Sem os requisitos mínimos para seguir em frente. 
     Sr. Antonio continue se enganando com os relatórios em que dizem que a educação no Estado de São Paulo está em ascensão... ou melhor... matrícule seus filhos ou netos em uma de nossas ótimas escolas.... Boa sorte!!!
    

Um comentário:

  1. Minha professora...
    Imagino-a falando ao microfone com o Sr. Antônio na platéia.É certo que vão desligar o microfone,como também é certo que, depois desse cala-boca, o Sr. Antônio será levado rapidamente para o centro-cirúrgico...em razão de lhe ter acertado a testa um microfone voador.

    ResponderExcluir