''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O direito de buscar a felicidade



     (...) A felicidade para você, pode ser uma vida casta; para outro, pode ser um casamento monogâmico; para outro ainda, pode ser uma orgia promíscua.
     Para você, buscar a felicidade consiste em exercer uma rigorosa disciplina do corpo; para outros, é comilança e ociosidade. Alguns procuram o agito da vida urbana, e outros, o silêncio do deserto. Há os que querem simplicidade e os que preferem o luxo. Buscar a felicidade, para alguns, significa servir a grandes ideais ou a um deus; para outros, permitir-se os prazeres mais efêmeros(...)*
     Eudaimonía: felicidade.
Ela não consiste, segundo Demócrito, nos bens externos.
O homem justo é feliz. E a melhor vida é a mais feliz (Platão).
A felicidade é o supremo bem prático para os homens. Consiste na contemplação intelectual(Aristoteles).
No estoicismo a felicidade resulta da vida harmoniosa, contudo não é um fim (telos), mas um estado concomitante (Seneca)


Gosto da iniciativa da Declaração de Independência dos EUA porque coloca a busca da felicidade como um direito do cidadão.

Também procuro minha versão da felicidade, mas desde que não impeça a procura da felicidade dos outros. Para Nietzsche Eis A Fórmula Da felicidade: Um Sim, Um Não, Uma Linha Reta, Uma Meta...
     Já para Sartre: A felicidade não está em fazer o que a gente quer e sim em querer o que a gente faz.
O conceito de Felicidade em Espinosa: O caminho para se alcançar uma vida feliz implica necessariamente no aperfeiçoamento das emoções. Há muitas paixões que diminuem o nosso conatus. E outras, por outro lado, o aumentam. A libertação das paixões escravizadoras se encontra na substituição dessas paixões, assegurando assim a independência e a serenidade ante as adversidades do meio.

     O que me faria feliz (receber os amigos em casa até altas horas) com certeza não bate com a ideia de felicidade de meu vizinho que gosta de paz e sossego. Por isso não posso exigir que para eu ser feliz, todos procurem a mesma felicidade que eu busco.
     Imagine que para ser feliz todos tem que ser felizes do jeito que você gosta, você estará desprezando a busca da felicidade do outro, assim como o bandido, o estuprador desprezam ......
     A minha felicidade também existe no âmbito da contravenção (como dirigir com os vidros abertos a 160 km..)
     O governo oferece isenção fiscal as igrejas, às quais muitos procuram a felicidade. Mas não deveriam estender esse benefício às escolas de dança de salão ou os clubes sadomasoquistas que também são significativos na busca da felicidade de vários cidadãos?
     Deveria o governo favorecer somente a ideia de felicidade compartilhada pela maioria? Ou deve apoiar a felicidade que teria uma mais “nobre” inspiração moral?
     Antes de responder considere: Os governos totalitários (laicos ou religiosos) sempre “sabem” qual é a felicidade “certa” para seus sujeitos. Juram que eles querem o bem dos cidadãos e garantem a felicidade como um direito social. Claro é a nossa felicidade para todos. É isso que você quer?
 Pensem nisso.... Um ótimo final de semana a todos!! 
Beijos... Tânia.

*Contardo Calligaris
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário