''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Seres Humanos






Tenho aprendido que lidar com o ser humano pode ser uma aventura, uma comédia ou um drama.
As pessoas estão de tal forma centradas em si mesmas que exigem, obrigam as pessoas com quem convivem a serem iguais ou se submeterem a elas.
Convivendo com diversos tipos e grupos de pessoas tenho aprendido que não se pode esperar amor e respeito de pessoas que não são capazes nem de amar a si próprias. Pessoas que se fecham em seus mundinhos medíocres, mesquinhos e ilusórios, acomodando-se com as situações e escondendo seus sentimentos mais infames atrás de valores que na realidade só são venerados quando aplicados a outrem. Pessoas que vestem suas máscaras e acreditam enganar-nos, pobres mortais, esquecendo-se que mais cedo ou mais tarde estas cairão e mostrarão quem elas realmente são. Pessoas que não admitem seus erros, transferindo a responsabilidade por eles para os outros. Pessoas que tudo querem de nós, mas nada podem nos oferecer por se acharem superiores.
Algumas interrogações pairam em minha mente. Somos seres idênticos biologicamente, então porque temos tantas diferenças? Porque temos afinidades com certas pessoas e repulsa por outras. Porque, com algumas pessoas temos afinidade quando as conhecemos e, com o tempo, esta afinidade desaparece e muitas vezes torna-se aversão? Como pode uma pessoa amar outra num momento e detestá-la em outro? Por que o ser humano sente prazer em dominar seus semelhantes pela força, seja ela física ou econômica ou emocional?
Será tão difícil para o “Ser Humano” priorizar as boas relações interpessoais, conviver entre si apenas por simples prazer, sem se preocupar se aquelas pessoas, um dia, lhe serão falsas e infiéis? EU TENHO UM SONHO... Um sonho em que viveremos num mundo em que não haverá guerras. Um mundo onde o amor ao próximo seja mais importante que o “valor do próximo”. Um mundo em que possamos dizer “Eu te Amo” sem o temor de sermos taxados de tolos e infantis. Um mundo onde as pessoas se respeitem independente de sua cor ou condição física. Um mundo em que não exista a tirania da exploração do homem pelo homem.O ser humano é capaz de desenvolver a mais alta tecnologia e obter avanços científicos inimagináveis, porém, é incapaz de se relacionar com seus semelhantes de forma igualitária, livre e fraterna.
Sei que na verdade isso é uma utopia, mas reflitam: Será que um mundo assim seria pior que a verdade que vivenciamos hoje?

(Desconheço a autoria, mas existem trechos da música Imagine de John Lennon...)

Um comentário:

  1. Acho que esta letra do Lennon sintetiza o texto:
    Mind Games (Jogos Mentais):
    Nós estamos jogando esses jogos de mente juntos
    Empurrando as barreiras, plantando sementes,
    Jogando a guerrilha de mente
    Cantando o mantra, paz na terra,
    Todos nós estamos jogando esses jogos de mente para sempre
    Algum tipo de cara maluco levantando o véu
    Fazendo a guerrilha de mente
    Alguns chamam isto magia, a procura para o gral,

    Amor é a resposta e você sabe isso com certeza
    Amor é uma flor, você tem que deixá-la, você tem que deixá-la crescer

    Então continue jogando esses jogos de mente junto
    Fé no futuro, tirando o agora
    Você apenas não pode vencer essas guerrilhas de mente
    Absolutamente em outro lugar nas pedras de sua mente
    Sim nós estamos jogando esses jogos jogos de mente para sempre
    Projetando nossas imagens em espaço e em tempo

    Sim é a resposta e você sabe isso com certeza
    Sim é rendição, você tem deixar , você tem que deixar isto sair

    Então continue jogando estes jogos de mente junto
    Fazendo a dança ritual ao sol
    Milhões de guerrilhas de mente
    Pondo o poder de suas almas à roda de karmic
    Continue jogando esses jogos de mente para sempre
    Elevando o espírito de paz e amor

    Amor...
    (Eu quero que vc faça amor, não guerra, eu sei que você ouviu isso antes)

    ResponderExcluir