''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Que tipo de educação estamos dando aos nossos filhos?


     
      Esta imagem foi retirada de um jogo de video game chamado Bullying, uma vez numa conversa com meus alunos perguntei como se sentiam quando perdiam um jogo, estarrecida ouvi os relatos " jogo o controle na tv", chuto o cachorro/gato", "já quebrei o vaso de minha mãe". E vão me dizer que esses jogos não incitam à violência. Esse jogo citado "Bullying", os jogadores espancam os colegas da escola que são diferentes deles, professores e todos os que "fazem ganhar pontos"... como os pais consentem que seus filhos joguem isso?
     O grupo de jovens que agrediu alguns outros jovens na Avenida Paulista estudam em colégios particulares, contaram com a proteção de pelo menos um advogado, que em tese é um direito de todos, mas na prática é um indicador de um privilégio social.
     Talvez a maior punição para esses jovens tenham sido a repercussão pública do caso com os constrangimentos para os jovens e seus familiares.
     Quase todos já fizemos porcarias quando jovens. É a fase da explosão hormonal, dos exageros, da insensatez, mas nem por isso podemos tolerar ou sermos coniventes com esse tipo de delinquencia juvenil.
     A classe média terceirizou o afeto, a educação e fica a encargo de motoristas, babás, empregadas a função de educar,  e muitas vezes dar carinho e atenção.    A violência é produto do meio social, o crime é produto do desejo de se ter o que não se tem condições, o que não era o caso desses jovens.
     Talvez eu seja retrograda no jeito de educar meus filhos, mas nunca os deixei (sendo menores de idade) pelas ruas durante a madrugada. Sei onde estão e com quem estão. Se necessário vou levar e buscar. 
     Minha filha completa 18 anos amanhã, meu filho já tem 19, mesmo assim conhecem os "meus" limites e sabem o quanto é perigoso ultrapassá-lo... não quero dizer com isso que imponho castigos físicos a eles... não é necessário, pois desde pequeno foram educados para respeitar o próximo, nem digo que nunca tive problemas com eles, mas sempre foram problemas caseiros (de não arrumarem a cama, o quarto, coisas de TODOS os adolescentes...).
     Tentei me colocar no lugar desses pais, de ambos os lados, dos filhos agressores e agredidos, a primeira situação é mais fácil, tentar desculpar os erros dizendo que foi uma simples briga de rua, mas a segunda, vendo meu filho machucado por um bando de "jovens" sem limites... ah... meu sangue ferveu....
     Nas aulas de Sociologia tento explicar a palavra "marginal", sendo aquela pessoa que vive à margem da sociedade, que não respeita às leis e regras impostas para que possamos viver bem... o caso desses jovens seria infração à lei ou somente ausência de educação e limites?



Nenhum comentário:

Postar um comentário