''Eu tenho meus motivos pra ser exatamente do jeito que eu sou, acredite.''

terça-feira, 20 de julho de 2010

Atritos

Ninguém muda ninguém;
ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.
Simples, mas profundo, preciso.
É nos relacionamentos que nos transformamos.

Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.

Você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio, e as pedras que estão em sua foz?
As pedras na nascente são toscas,
pontiagudas, cheias de arestas.

À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras, ao longo de muitos anos, elas vão sendo polidas, desbastadas.

Assim também agem nossos contatos humanos.
Sem eles, a vida seria monótona, árida.
A observação mais importante é constatar que não existem sentimentos, bons ou ruins,
sem a existência do outro, sem o seu contato.

Passar pela vida sem se permitir
um relacionamento próximo com o outro, é não crescer, não evoluir, não se transformar.
É começar e terminar a existência
com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa.

Quando olho para trás,
vejo que hoje carrego em meu ser
várias marcas de pessoas
extremamente importantes.
Pessoas que, no contato com elas,
me permitiram ir dando forma ao que sou, eliminando arestas,
transformando-me em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado.

Outras, sem dúvidas,
com suas ações e palavras
me criaram novas arestas,
que precisaram ser desbastadas.

Faz parte...
Reveses momentâneos
servem para o crescimento.
A isso chamamos experiência.
Penso que existe algo mais profundo, ainda nessa análise.
Começamos a jornada da vida
como grandes pedras,
cheia de excessos.

Os seres de grande valor,
percebem que ao final da vida,
foram perdendo todos os excessos
que formavam suas arestas,
se aproximando cada vez mais de sua essência, e ficando cada vez menores, menores, menores...

Quando finalmente aceitamos
que somos pequenos, ínfimos,
dada a compreensão da existência
e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus, é que finalmente nos tornamos grandes em valor.

Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?
Sabemos quanto se tira de excesso para chegar ao seu âmago.

É lá que está o verdadeiro valor...
Pois, Deus fez a cada um de nós
com um âmago bem forte e muito parecido com o diamante bruto,
constituído de muitos elementos,
mas essencialmente de amor.
Deus deu a cada um de nós essa capacidade, a de amar...
Mas temos que aprender como.

Para chegarmos a esse âmago,
temos que nos permitir,
através dos relacionamentos,
ir desbastando todos os excessos
que nos impedem de usá-lo,
de fazê-lo brilhar

Por muito tempo em minha vida acreditei que amar significava evitar sentimentos ruins.
Não entendia que ferir e ser ferido,
ter e provocar raiva, ignorar e ser ignorado faz parte da construção do aprendizado do amor.

Não compreendia que se aprende a amar sentindo todos esses sentimentos contraditórios e...
os superando.

Ora, esse sentimentos simplesmente não ocorrem se não houver envolvimento...
E envolvimento gera atrito.
Minha palavra final:
ATRITE-SE!

Não existe outra forma de descobrir o amor.
E sem ele a vida não tem significado.

(Autoria: Roberto Crema)

domingo, 18 de julho de 2010

Garota da Vitrine




     Claire Danes é Mirabelle, uma jovem frágil que chega Los Angeles, vinda do Estado de Vermont, na esperança de começar vida nova como artista. Por enquanto, porém, ela passa seus dias trabalhando no setor de luvas da loja Saks Fifth Avenue em Beverly Hills e suas noites sozinha em seu apartamento escuro em Silver Lake.

     Os dois homens da vida de Mirabelle não chegam a disputar o seu coração diretamente. Na verdade, talvez nem ela saiba como tratar este órgão que pulsa, mas não pensa. Ray entra em cena apenas depois que Jeremy já está descartado. Ao lado do primeiro, um cara desligado do mundo, ela se diverte, afasta temporariamente a sua solidão, mas não consegue ver um futuro muito promissor. Quando conhece o segundo, começam os sonhos de qualquer mulher: um homem rico, bonito, bem sucedido, romântico e carinhoso. Pena que tudo o que ele queira em troca é passar as noites com a menina quando estiver em Los Angeles. E lá está ela novamente, sozinha com o seu travesseiro. 

    
     A trama é focada nos romances da jovem Mirabelle. No início do filme, a vida afetiva da moça está tão parada quanto o seu próprio trabalho, onde fica longas horas em pé à espera de algum cliente interessado em comprar luvas. Mas tudo isso muda quando a moça conhece dois homens com características opostas.
     



     Primeiro, o atrapalhado e pé-rapado Jeremy (papel de Jason Schwartzman) e, depois, o rico e solteirão convicto Ray Porter (Steve Martin). Na esperança de encontrar o amor que lhe traga sentido à vida, Mirabelle envolve-se inicialmente com Jeremy, mas será mesmo o glamour do romance com o cinquentão Ray, o grande responsável por lhe tirar o equilíbrio.



     Ao aprofundar-se neste relacionamento iniciado como um conto-de-fadas, mas aos poucos temperado com amargor, a fita revela-se uma tocante crônica sobre as histórias de amor modernas, onde nem sempre o desfecho é o esperado.
Danes entrega uma Mirabelle com vulnerabilidade e dignidade nas medidas certas.
     O filme ainda reserva bons momentos cômicos, neste caso à cargo das trapalhadas do personagem Jeremy.
     A vida não é mesmo fácil. E este é o ponto interessante do filme. Ele mostra os desencontros entre os sentimentos dos três personagens, nos lembra que o amor independe apenas do querer de uma pessoa ou das condições financeiras dos envolvidos. É um filme que acusa os homens que um dia já foram canalhas e, de uma forma generalizada, se vinga deles, numa vã tentativa de pedir desculpas às mulheres que foram suas vítimas. Aponta também o quanto uma pessoa apaixonada pode mudar para conquistar seu alvo.
     Os dramas podem não se aprofundar muito nas questões sérias, arranhando temas como depressão e solidão na cidade grande, mas consegue trazer à superfície sentimentos que eventualmente surgirão nas vidas das pessoas.
     É nesta elegância no tratar do amor, na fuga da solidão, nos contrastes entre pretendentes tão díspares e igualmente cativantes que Garota da vitrine surpreende.
     Como aprendemos com Ray, seu personagem aqui, o dinheiro pode comprar muita coisa, mas não consegue preencher todos os vazios dos corações e lhe demonstra que algumas vezes o amor requer reciprocidade.


(...) Mas Mirabelle, sentindo a reciprocidade do seu amor pela primeira vez, afasta-se de Ray. E enquanto Jeremy oferece ainda mais seu coração, Mirabelle retribui na mesma medida. Assim, Jeremy supera Ray Porter como amante de Mirabelle, pois o que oferece a ela é terno e verdadeiro.(...)
(...) Ao ver Mirabelle se afastar, Ray Porter sentiu uma perda. Como é possível, pensou ele, sofrer por uma mulher que manteve à distância para não sentir falta dela quando ela fosse embora? Só então percebeu o quanto querer só uma parte dela fez os dois sofrerem. E como não podia justificar seus atos exceto por, bem... A vida é assim. (...)







sábado, 17 de julho de 2010

As 16 Datas que Mudaram o Mundo

      Terminei de ler um livro interessantíssimo de Pierre Miquel que mostra as datas que realmente marcaram o mundo, claro que na visão do autor na minha opinião existiram várias outras datas importantes que também "abalaram" o nosso pequeno planeta, como por exemplo o 11 de setembro, a chegada do homem a lua...etc...



1) O Nascimento de Cristo
      O antes o bloco imperial augusto e marmóreo do Império Romano que domina inteiramente o mundo conhecido e para que os cidadãos de Roma exploram no melhor de seus interesses os povos vassalos e os numerosos escravos.
     O depois é o nascimento do indivíduo como valor universal, livre, igual a seus irmãos, adorador de um Deus único, de um Deus de amor gerado por uma mulher, é o primeiro Deus que aparece como uma criança, nem Zeus, nem Atena foram bebês. Nasce inocente e nu, Maria o amamenta, é vulnerável como um homem pode sofrer e morrer.
     Jesus é um homem entre os homens, que dá a seus irmãos a louca esperança de igualdade. Nada de escravos. Um homem é feito para a liberdade.
     É perseguido, torturado e morto pelo imperador romano, pois sentia-se ameaçado.
     Quem fala de conquistas, quando é preciso amar? A mensagem de Cristo é de amor. Nem ódio nem guerra. Amai-vos uns aos outros. O homem não é o lobo do homem, mas um irmão.

2- A queda do Império Romano
     O antes de 476 é a ficção da unidade do mundo romano, que se mantém vivo até então por meios artificiais e se torna cristão a partir do reino de Teodósio. O império do Ocidente só continua no lugar pela forte resistência do império do Oriente, mais sólido.
     O depois de 476, muito tempo após as grandes invasões, constitui a ruptura da unidade do mundo mediterrâneo com o desaparecimento definitivo do Império Romano do Ocidente. É também o aumento da intolerância religiosa em consequência do crescimento das primeiras heresias nos reinos bárbaros, que constitui para impedir a reconstituição de uma unidade.
  • Visigodos: godos do oeste (wisigoths)
  • Ostrogodos: godos do leste (ostrogoths) 
3- A Hégira
     O antes da Hégira, o ano I da era muçulmana, o ano 622 da era cristã, representa a divisão do mundo conhecido entre os reinos bárbaros do oesta da Europa, fragmentados, divididos e ainda submetidos às invasões, e o império bizantino cristão que sobrevive a leste do Mediterrâneo.
     O depois a Hégira é a conquista muçulmana, a guerra senta, mantida pela fé de uma nova religião que deixa subsistir no Oriente um império bizantino enfraquecido e que estende seus avanços no ocidente até a Espanha e ao sul da Gália, cortando em dois o Mediterrâneo durante quatro séculos.
     Beduínos, homens do deserto, viveram perdidos no deserto da Ásia e na obscuridade, a partir do séc. VII exerceram importante papel na sucessão do Império Romano; comercializavam camelos, peles, carne, lãs, até o séc. VII.
     Nesse tempo os romanos não tinham interesse por essa área do deserto em que eles viviam.
     Hégira é a fuga de Maomé de Meca para Medina.  Fazia parte de um grupo de homens que em MECA cuidava da CAABA, um cubo que continha um meteorito (pedra negra) segundo a religião a pedra era branca e ficou negra pois as pessoas passavam seus pecados a ela, eram politeístas. Maomé “fugiu” formou um exercito e voltou a Meca para derrotar os árabes.
Hagar  foi escrava de Abraão que deu origem aos hebreus, casado com Saara, era idosa quando ele foi eleito fundador do povo de Israel, povo judeu, e não tinha condições de procriar, Jeová autorizou Abraão ter relações com Hagar para que ela lhe desse um herdeiro para continuar seu trabalho o filho chamou-se Ismael, mas Jeová mudou de planos e a esposa Saara engravidou e teve  Isaac.
Ismael comandou a civilização Árabe e Isaac aos israelitas, judeus(Semitas)
A pedra foi usada por Hagar para seu filho dormir, fugiu da palestina para Arábia.
Maomé ficou órfão e foi trabalhar como condutor de caravanas. Casou-se com sua patroa Cadija e após o casamento não mais trabalhou  ganhando assim tempo para pensar e criar a religião Islâmica, aos 40 anos ele recebe a visita do arcanjo Gabriel que  lhe revela sua missão como profeta. "Alá é um Deus eterno e único, ao lado do qual não há outro deus, não tem esposa nem filho, não desce sobre a terra nem envia mensageiro do céu, dirige-se ao mundo exclusivamente pela boca de seu profeta".
     Nessa época Maomé conheceu outras civilizações como por exemplo os persas. Ele queria uma religião monoteísta então baseou-se na bíblia.
     Maomé era analfabeto então foi seu sogro Abril Becha que escreveu o Alcorão após sua morte. O islamismo tem como ponto central  a CONDUTA MORAL, não se admite álcool, adultério é altamente condenável. O homem pode ter 4 esposas desde que tenha condições financeiras para tal.

    Omar conquistou o Egito em 702, Norte da África até a coluna de Hércules, estreito entre África e Península Ibérica.
    Gib El Taric  710- atravessou a coluna de Hércules na batalha de Cádiz e derrotou os cristãos ibéricos.
Somente o Reino das Astúrias ficou livre da dominação.
Não tinha caráter doutrinário e sim somente dominou economicamente.
     Carlos Martelo (franco-cristianismo) enfrentou os islamitas na Batalha de Poitier, derrotou os islamitas em 732.
     1453 conquista de Constantinopla.
     Expansão Muçulmana- Domínio Econômico  não com visões religiosas.

4- A coroação de Carlos Magno
     O antes de 800 é na Europa a anarquia de reinos impotentes diante das novas invasões bárbaras, da ameaça árabe sempre presente, de um papado ameaçado pelos bárbaros dentro de seu território.
     O após 800 é a Europa civilizada pelo cristianismo, expandida em direção ao norte e a leste, livre da influência do islã ao sul. Sob o abrigo das marcas de Carlos Magno, ela pode se considerar e se dizer reunificada: a ideia de um império renasce no Ocidente, graças à coroação de Carlos, o Grande, pela única autoridade espiritual que sobreviveu ao antigo império romano. Essa reconstituição da Europa do Noroeste é o prenúncio da imagem de uma Europa unida.

5) A tomada de Constantinopla pelos turcos
     O antes de 1453 é a sobrevivência de um Estado cristão incrustado no Oriente. O Império de Bizâncio é uma espécie de exceção cristã em um mundo muçulmano.
     O depois de 1453 é a ameaça permanente do avanço muçulmano no Mediterrãneo e na Europa danubiana. É a instalação do Islã turco, senhor de um imenso império, que se estende do Oriente Próximo até a Europa.
     O mediterrâneo se fecha. A rota das riquezas do Oriente é vetada para o Ocidente cristão, é necessário procurar em outro lugar, em direção ao oeste, as vias de desenvolvimento para uma Europa nascente.

6) O descobrimento da América
     O antes de 1492 é o infortúnio do mundo mediterrâneo dividido entre o Islã e duas Cristandades antagônicas, irreconciliáveis, a do Oriente e a do Ocidente. É também a miséria e a guerra entre os turcos otomanos e as poderosas nações de religião católica ou ortodoxa.
     O depois de 1492 é a entrada para a história do novo continente americano, é o abandono, por parte do grande comércio, do Mediterrâneo entregue às suas lutas intestinas, é a exploração progressiva das fabulosas riquezas do outro lado do Atlântico, o que desloca em direção ao noroeste da Europa os centros do poder.

7) Martinho Lutero
     Antes de 1517, a Igreja católica ainda é universal na Europa ocidental, onde o papado de Roma não é seriamente contestado, mesmo se criticado em razão de vários abusos e de sua incapacidade em corrigi-los. Mas ele soube domar as heresias e impor-se aos soberanos dos Estados.
     Depois de 1517, pela iniciativa do monge alemão Martinho Lutero, a reforma protestante contesta a supremacia espiritual de Roma, divide os Estados europeus que adotam a nova religião e que se opõe dessa forma aos Estados católicos. A reforma iniciada por Martinho Lutero anuncia um longo período de guerras de religião que causarão a morte de vinte milhões de pessoas na Europa.

8) A Revolução Francesa
     Antes de 20 de junho de 1789 a França é governada por uma monarquia de direito divino, um Estado que extrai sua legitimidade unicamente da sucessão dos reis, baseada no costume, e de uma organização social fundada no princípio do privilégio, que rege toda a sociedade. Ela é dividida em três Ordens: a nobreza. o clero e o Terceiro Estado. Cada uma dispões de um lugar estabelecido em instituições representativas, sem poder legislativo, como os Estados Gerais convocados pelo rei ou os Estados provinciais, quando as províncias possuem um.
     Depois de 20 de junho, os deputados eleitos pelo povo, reunidos em assembléia constituinte, declaram que a lei é superior ao rei e afirmam que a lei é comum a todos. É uma revolução. Falta somente abolir o privilégio.

9) A Primeira Guerra Mundial
     O antes de Sarajevo, em junho de 1914: a Europa dos reis prossegue tranquilamente a conquista e a exploração do mundo, não sem batalhas entre as nações e não sem resistências populares e coloniais.
     O depois de Sarajevo é o nascimento de um novo mundo: a Europa perdeu o primeiro round, causando e sofrendo a primeira grande carnificina da História. Dois Estados que deram dois milhões de homens para a coalizão aliada destacam-se Rússia revolucionada e os Estados Unidos vencedor, e impõem em Versalhes os princípios de um direito internacional ao qual todos os povos devem aderir: Wilson contra Lênin.

10) A Declaração de Balfour
     Publicada em 2 de novembro de 1917, em plena guerra, a declaração do ministro britânico promete ao povo judeu o apoio do Reino Unido quanto ao "estabelecimento, na Palestina, de um lar nacional". Ele empregará "todos os esforços para facilitar a realização desse objetivo, estando bem claro que nada será feito que possa ferir os direitos civis e religiosos das comunidades não judias existentes na Palestina".
     Antes dessa declaração, os judeus não dispõem de nenhum estabelecimento oficial no mundo que ofereça a seu povo uma segurança.
     Depois dessa declaração, torna-se possível obter um estabelecimento oficial e fortalecê-lo até que se transforme em uma nação independente e soberana.

11) O Holocausto
     O antes do Holocausto, o massacre de judeus e ciganos, de 1941 a 1945, nos campos de extermínio, é a invasão da Europa pelos nazistas, é o estabelecimento da ordem negra diante da ordem vermelha, o que implica a perseguição dos opositores e particularmente dos judeus, vítimas da política racista de Hitler, mas ainda não a morte cínica e cientificamente comprovada.
     O depois do Holocausto, o maior crime da história cometido deliberadamente contra a humanidade, é a inclinação dos povos do mundo inteiro na direção da busca, contra todas as agressões de uma proteção sem concessões, dos direitos elementares do homem e principalmente do direito de viver.

12 - Hiroxima

     A explosão da primeira bomba atômica sobre a ciade de Hiroxima, em 6 de agosto de 1945, abre um novo período na história da humanidade.
     Antes de Hiroxima, as guerras podem ser tecnológicas, terroristas, atentatórias contra os direitos humanos, mas elas não possuem meios para garantir a destruição instantânea e total de uma população.
     Depois de Hiroxima, está provado que essa destruição é possível em uma escala cada vez mais vasta. O mundo entra na era do superarmamento atômico e na era do equilíbrio pelo terror entre as duas grandes potências que dispõem da arma: os Estados Unidos e a URSS.

13) A independência da Índia e do Paquistão
      Antes de 1947, o sistema colonial persiste no mundo. As metrópoles enfraquecidas pela guerra impõem o retorno à ordem em suas colônias.
     Depois da independência da Índia, conquistada em 1947, um poderoso movimento de descolonização se ergue no Terceiro Mundo, e ele conduz progressivamente à independência de todos os países colonizados, inclusive as Filipinas e a África do Sul.
     A comunidade das potências aumenta na ONU, com a eclosão das novas nações em todos os continentes. Um novo mundo nasceu, e ele encontra seu lugar no "Terceiro Mundo".

14) O Tratado de Roma
     A partir de 25 de março de 1957, os tratados de Roma criaram a CEE, Comunidade Econômica Européia.
     Antes de 1957, a Europa, que é constituída em nações antagonistas, está entregue às revoluções, às guerras de independência, aos imperialismos, às angustiantes rivalidades econômicas. Sua unificação é um sonho de intelectual, uma ideia que aprece impossível de colocar em marcha.
     Depois de 1957, a Europa unida conhece um crescimento rápido, ignora meio século de guerras, começa na concórdia e na prosperidade a construção política de suas instituições, para se posicionar no mundo como um grande conjunto democrático.                  


  
 

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Grande Inquisitor

A lenda do Grande Inquisitor

     


O neofacismo, ao contrário do nazifascismo, não consiste em impedir de dizer, mas em obrigar a dizer.
     A maioria dos cidadãos, por natureza, nunca conseguem descobrir por si mesmos o que é certo ou errado, e seu dever cívico consiste em prestar obediência: a tarefa dos governantes da República consiste em inculcar nesses cidadãos as crenças "corretas", isto é, crenças que promovem a estabilidade do Estado, pois o que importa não é tornar os homens sábios, mas apenas obedientes - a grosso modo, essa é a ideia básica da República de Platão.
     Em O Grande Inquisitor, o porta-voz de uma espécie de utopismo autoritário, herdeiro ideológico direto do utopismo platônico, é um cardeal católico do século XVI, chefe supremo da Inquisição espanhola. Seu principal argumento é simples: o homem é uma criatura fraca e deplorável, incapaz de alcançar a paz ou a felicidade, a não ser submetendo-se ao governo de alguns poucos seres humanos superiores, no caso o clero, capazes de lhe determinar o seu destino social.
     Se, por um lado, Dostoievski pretendia, ao escrever, no fim do século XIX, a lenda do Grande Inquisitor, fazer uma crítica à Igreja católica, que para ele não passva de um ateísmo disfarçado e motivado apenas por uma incessante vontade de poder, por outro lado, tratava-se de um alerta e de uma antecipação dos regimes totalitários que, em nome da felicidade humana, constituíram o principal conflito ideológico do século XX.
     Nesse sentido, O Grande Inquisitor, aparentemente uma inocente paródia religiosa, é na verdade um provocador discurso político, uma confrontação alegórica entre duas ideologias opostas.
     Acima de tudo está em debate a questão central da liberdade humana, e essa pequena obra-prima de Dostoievski se transformaria no protótipo de todos os futuros Big Brothers da literatura e da história, antecipando e profetizando os verdadeiros formigueiros humanos em que se transformariam as sociedades contemporâneas, com seus cidadãos infantilizados e "ovinos" e seus governantes paternalistas, que sob o pretexto da felicidade humana, almejam, na verdade, apenas uma coisa: o poder.

Rubens Rusche.

     Na época mais terrível da Inquisição, um homem (Jesus) é preso pelo Santo Ofício por ter sido visto fazendo milagres. O Grande Inquisitor vem interrogá-lo, mas acaba fazendo uma surpreendente revelação. 
     O início de seu monólogo é tão rico que vemos as pessoas sendo conduzidas às fogueiras no auge da grande Inquisição.

“Estamos em Sevilha, no século XVI”, diz o narrador. O confronto – que na realidade não há, pois “Cristo” a tudo ouve, sem emitir uma única palavra – toma conta de toda a peça. Não há cenário, apenas dois bancos dispostos em diagonal. Um homem da inquisição pretende queimar na fogueira aquele para o qual “trabalha”. Uma pequena heresia de Dostoievski, em um texto que mexe a todo momento com os limites da fé.

     Intolerância religiosa. Queimamos aqueles que são de nós diferentes. Arrasamos com o pensamento contrário ao nosso. Enfim, não se acabou a queima na fogueira, pois as palavras também agridem, também condenam, também queimam.

     O Grande Inquisidor é um espetáculo textual, que conta com uma aula de atuação de Celso Frateschi, ator que se agiganta no palco. Não há nada que possa quebrar a concentração da platéia: nem elementos de cena, nem trilha sonora. Apenas o texto e o ator, de corpo inteiro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A viúva e o cowboy

     Pondé como sempre com sua sinceridade ácida sem perder sua (frustrada) função de crítico de cinema...

LUIZ FELIPE PONDÉ
A viúva e o cowboy

Uma palavra que, com o passar do tempo, começou a me encher o saco foi a palavra "cidadania"



NÃO GOSTO de arte como ferramenta de cidadania. Uma palavra que, com o tempo, passou a me encher o saco foi "cidadania".
"Faixa cidadã" (faixa para motocicletas), "teologia cidadã". Desta, então, eu não tenho a mínima ideia do que seja.
Talvez (arrisco uma hipótese, toda minha, mas inspirada no que poderia ser a defesa da "cidadania bíblica dos gays"), seja uma releitura da Bíblia a partir da "Queer Theology" ("teologia bicha")? Ou seja, quem sabe Jesus e seus discípulos formavam uma comunidade gay e a traição de Judas teria sido uma crise de ciúmes porque Jesus preferia "meninos" como João. Humm...
Tem mais: "Pedagogia cidadã" (seria: "Não reprove ninguém, respeite os direitos dos alunos não saberem nada da matéria e permitam que eles construam as avaliações coletivamente"), ou "geografia cidadã" (no lugar de ensinar a localização dos países na aula de geografia, obrigue os alunos a saberem de cor a gloriosa história do sindicato dos boias-frias), ou "sexo cidadão" (deve ser sexo sem invadir a intimidade do/a outro/a!!).
Nem o coitado do Rousseau (e seus tarados jacobinos), que amava a humanidade, mas abandonou os filhos e a esposa, imaginou que levassem tão longe seus pobres delírios em suas caminhadas solitárias.
E o pior é a história do "voto cidadão" e "a festa da democracia para a qual o título é seu convite". Sou obrigado a votar e ainda chamam isso de "direito cidadão". Quer saber? Deixem-me em paz e não me obriguem a votar. Acho que o voto deveria ser facultativo no Brasil, como é na maioria dos países civilizados do planeta.
Mas eu dizia que não gosto desse negócio de arte como ferramenta de cidadania. Por quê? Porque faz da arte coisa de retardado.
Antes de tudo, nada contra o uso de arte nas escolas. Mas, é claro, a maioria de nós (incluindo a mim mesmo que não sei desenhar nem uma casinha) não é capaz de qualquer arte. Este papo de que "todo mundo tem uma competência que lhe define" é conversa mole de pedagogo de autoajuda.
Melhor logo dizer que o universo conspira a favor de todos os alunos e que basta se concentrar que você vira Da Vinci ou Shakespeare. A história do mundo, seja ela artística, política, econômica, social ou científica, sempre foi feita por alguns poucos seres humanos. A maioria nunca fez nada além de tocar sua vidinha medíocre e continua assim, afora a "publicidade cidadã".
Num sábado de preguiça, eu e minha bela esposa assistimos na TV a um filme de cowboy, desses antigos nos quais homem é homem e mulher é mulher (que saudade...), com James Stewart, Rachel Welch, Dean Martin e George Kennedy chamado "O Preço de um Covarde".
Nada deste papo furado de "filme cidadão", onde as mulheres lutam com espadas para provar que são iguais aos homens (ou melhores do que os homens), ou heróis se emocionam diante de uma lagartixa em agonia ou lutam em favor de um país africano onde todo mundo é santo, menos os brancos interesseiros. Enfim, essa arte com compromisso social é sempre lixo.
O filme apresenta a vida como ela é: sem coerência, sem roteiro moral prévio, submetida ao acaso desarticulador de toda esperança vã. Rachel Welch é uma recém-viúva milionária. É pega como refém pelo bando de Dean Martin, condenado à forca, mas que é salvo pelo irmão James Stewart.
Este é um homem generoso que busca salvar seu irmão não só da forca, mas do desencanto com a vida que o levou ao crime. George Kennedy, xerife da cidade e apaixonado por Rachel Welch, é um homem honesto e virtuoso que irá corajosamente à caça do bando.
Dean Martin encontra na inesperada paixão entre ele e Rachel Welch o motor suficiente pra fazê-lo escutar o conselho de seu irmão: "Deixe a vida criminosa e vá fazer uma família".
O xerife, quando consegue prender o bando, pede a mão da bela mulher, mas ela recusa, ainda que ele seja honesto e devoto a ela. Ela prefere o criminoso. Este, em claro processo de redenção, acaba morto (junto com seu irmão), destruindo toda a esperança.
Qual é a moral dessa história? Nenhuma. Ou, arrisquemos uma: a vida é cega